“Sexualidade: o tumulto das diferenças”, será o tema do 30º Congresso Brasileiro de Psicanálise da FEBRAPSI
A diretoria da FEBRAPSI reuniu-se com os membros do Conselho de Coordenação Científica para definir o tema do 30º Congresso Brasileiro de Psicanálise, a ser realizado no Rio Grande do Sul, no segundo semestre de 2025. A Sociedade Psicanalítica de Pelotas foi representada por Eduardo Brod Méndez, Diretor Científico. Conforme vem sendo adotada pelas últimas Diretorias, foi sugerido comemorar o centenário de uma publicação, “Algumas consequências psíquicas da distinção anatômica entre os sexos” entre outros textos de 1925 de Sigmund Freud foi o sugerido. Entretanto, dentro do espírito democrático, abriu-se a possibilidade de que cada federadas trouxesse para discussão outros temas que considerassem pertinentes como eixo do Congresso.
Reunidos em São Paulo, o Conselho Científico recebeu sugestões, discutiu, refletiu, votou e elegeu: “Sexualidade: O tumulto das diferenças” como tema.
Ao longo de 2024 até o segundo semestre de 2025, todas as federadas da FEBRAPSI, com seus analistas, membros brasileiros da IPA, Associação Psicanalítica Internacional, e analistas em formação, dos respectivos Institutos, organizarão atividades preparatórias com o objetivo de estudar, revisar, escrever, debater, sobre o tema tão fundamental para a Psicanálise, básico do ser humano e central no trabalho compreensivo psicanalítico. As atividades serão abertas para todos os potenciais interessados em participar do Congresso. Todos poderão acompanhar através do site e das redes sociais da SPPEL e demais sociedades vinculadas à FEBRAPSI.
Será uma oportunidade de repensarmos qual realmente foi o significado de sexualidade ou psicossexualidade para Freud, e que sentido isso faz na atualidade. Ou, também, para refazermos a pergunta de Green no momento cultural vigente: Sexualidade tem algo a ver com psicanálise? Questão encaminhada pela SPPEL para a discussão do tema.
Em breve, notícias sobre a data do Congresso, o local, inscrições para o Congresso e envio de trabalhos.
0 Comentários