Divertidamente 2

 

Divertidamente

   Divertida mente

             Di vertida mente

                         Divertida, mente?

                                          SoMente...

Inside out (de dentro pra fora) no original, Insanamente no espanhol, Divertidamente em português; uma animação/ ânima em ação. Suficiente-mente, um pensamento que encontrou um pensador e muitas emoções que foram encontradas por muitos expectadores!

Merecidamente premiado lançamento da Pixar, (Oscar, Golden Globe, BAFTA Awards, entre os 20 prêmios), dirigido por Kesley Mann, com a consultoria do experiente Paul Ekman, psicólogo especialista em emoções, Divertidamente é já uma obra do tipo clássica: atemporal, universal. Atemporal não só por completar quase 10 anos de trabalho entre o primeiro e o segundo filme, mas por encantar todas as idades, revelando a atemporalidade do inconsciente. Universal não só pelo alcance ao redor do mundo, mas por acessar, profundamente, o mundo interno de todos, inevitavelmente malabaristas dos próprios sentimentos.

Crianças, adolescentes, adultos, pais e avós juntos no cinema (o que já merece aplausos) vivem todas as emoções com Riley: alegria, raiva, medo, nojo e a tão necessária tristeza, bem como sofrem o amadurecimento, enfrentando o tédio, a vergonha, a inveja e a tão intensa ansiedade, bicho papão dos nossos tempos. Divertidamente nos descobrimos, conhecemos, crescemos na relação com o(s) outro(s), e, quando não, nada fica divertido ou colorido na vida.

Os pequenos se divertem, os médios refletem, os grandes se angustiam... isto pode ou não ter a ver com a idade, com o momento de cada expectador, mas certamente é mérito do alcance da linguagem, da catarse, do alívio, do sonhado e desenhado pertencimento ao humano, animada-mente!

Patrícia Manzolli, psiquiatra da infância e da adolescência, e Valéria Silveira, membro do Instituto de Psicanálise da SPPel são as convidadas do Departamento de Comunidade e Cultura da Sociedade Psicanalítica de Pelotas para este encontro, com muitas mentes em ação!

0 Comentários
Deixe um comentário