Sublimação – blog da SPPEL

O blog da Sociedade Psicanalítica de Pelotas tem como objetivo apresentar conteúdos relacionados à psicanálise em estilo acessível; direcionado ao público em geral: psicanalistas, profissionais da saúde, educação, cultura de maneira geral e estudantes.

Os textos serão escritos predominantemente por membros da SPPEL: psicanalistas ou analista em formação; eventualmente, por convidados, membros de sociedades vinculadas à IPA. Eles apresentarão um olhar psicanalítico sobre as questões clínicas, teóricas, biográficas, acontecimentos do dia a dia, filmes, literatura, educação, saúde e demais questões nas quais a psicanálise está implicada a contribuir. A escrita não seguirá a rigidez do modelo acadêmico; paradoxalmente, também será um desafio.

Sublimação é uma escolha que remete ao mecanismo de defesa definido por Freud como o processo de desviar os instintos em atos de maior valor social; sendo uma característica especialmente notável do desenvolvimento cultural; possibilitando que atividades psíquicas como as científicas, artísticas (...) desempenhem um papel importante no avanço da cultura. Sentir, pensar, escrever, publicar, discutir, repensar (...) psicanaliticamente sobre conteúdos/acontecimentos/conceitos preenche os critérios do mecanismo associado a maturidade emocional. Sempre se buscará trocas e interlocuções no caminho do desenvolvimento.

Entretanto, antes de nos depararmos com o conceito psicanalítico, fomos apresentados ao conceito físico-químico de sublimação: mudança direta do estado sólido para estado gasoso. É uma bela metáfora, os sólidos apresentam uma localização geográfica, são conteúdos condensados, precisam ser transportados; os gasosos são expansíveis, são aromas que poder atingir mais pessoas; além de ser o processo no qual pode se fazer a depuração de algumas substâncias.

Sublimação, o blog da SPPEL chega com o intuito de aumentar as trocas, expandir os conhecimentos, depurar conteúdos, abrir um novo espaço de interlocução entre os psicanalistas da SPPEL e demais interessados.

Curadores: Hemerson Ari Mendes e Mariana Rache

Psicanalistas SPPEL/FEBRAPSI/IPA

(Os textos publicados são de responsabilidade de seus autores)

2 Comentários
Hemerson Ari Mendes
58 dias
A postagem/lançamento é um convite a todos os Membros da SPPEL para escreverem no Blog, será uma experiência enriquecedora para escritores e leitores. Bem-vindos!

Responder
JOSE FRANCISCO ROTTA PEREIRA
58 dias
Alvissareira proposta que almejamos vingue e se constitua num espaço de reflexão do indivíduo, da sociedade, da mesma psicanálise e, além disso, um modo de interlocução entre os membros que é a forma mais seminal da nossa disciplina e vivacidade da nossa sociedade SPPEL.

Responder
Deixe um comentário