7 de abril - Aniversário de Donald Winnicott

📚 *Donald W. Winnicott e Seu Mundo!* 🎨✍🏻🌍
Definitivamente, a primavera no hemisfério norte foi a estação das melhores safras de pioneiros da psicanálise – Klein, março; Freud, maio; e, Middle, 07/04, 1896, Winnicott. Ele queria que a morte o encontrasse vivo; ela retribuiu a generosidade: manteve-o vivo! Em um mundo no qual a efemeridade do poder é uma busca, a sobrevivência pela Biografia é um luxo.
Segundo Masud Khan, Winnicott examinou cerca 60 mil pacientes, da Pediatria à Psicanálise, soube Brincar, aceitou à Transicionalidade; sabedor que não escapamos de maneira definitiva dos Falsos Selfs, conectou-se profunda e amplamente com o Verdadeiro. Entre opostos, era Middle; foi possível ser apenas Suficientemente Bom, não precisava (exigia) idealizações.
Pela BBC, por décadas, foi Holding para pais leigos; já vivia a Psicanálise Implicada. A compilação das palestras foi o primeiro contato de muitos com a psicanálise.
Escrever o texto a quatro mãos não deixa de ser um Jogo de Rabiscos, um Brincar em Espaços Intermediários/Potenciais/Transicionais; uma busca para identificar o Verdadeiro e o Falso no Self. Através do Espelhamento, reconhecer a Comunicação e Não-Comunicação, seja na comunicação ou na não-comunicação.
Escrever a dois é usufruir o Ambiente Facilitador de uma relação, o único lugar no qual podemos de fato ver a evolução entre a Dependência e a Independência.
O legado de Winnicott segue sendo a continuidade de Cuidados Maternos de uma Mãe Suficientemente Boa a nos oferecer Holding e Handling rumo a uma Personalização.
Para muitos psicanalistas, profissionais da saúde, pacientes (...), assim como para nós, Winnicott é um Objeto Transicional que nos acompanha no interminável processo de Maturação pessoal e profissional.
A sua obra, como citou, através de um sono/sonho, segue, como uma “(...) raiz a penetrar no centro da tua alma. Aspira a seiva da fonte infinita do inconsciente e conserva o teu verdor”.
Gracias, DWW!
Ceres Leonor Tavares e Hemerson Ari Mendes, Psicanalistas SPPEL/FEBRAPSI/IPA
0 Comentários