SPPEL participa do 35° Congresso Latino-americano de Psicanálise
A Sociedade Psicanalítica de Pelotas (SPPEL) é uma das 20 entidades brasileiras vinculadas à International Psychoanalytical Association (IPA), fundada por Sigmund Freud. As relações com as entidades brasileiras e mundiais, nos seus amplos espaços de trocas científicas, seja na clínica, na educação e na cultura de maneira geral é fundamental para o desenvolvimento da psicanálise e a formação de novos analistas dentro de parâmetros reconhecidos pelos pares mundo afora. Além da IPA, a SPPEL é uma das componentes da Federação Brasileira de Psicanálise (FEBRAPSI) e Federação Psicanalítica da América Latina (FEPAL). Além das atividades do dia a dia, em associação ou não com outras entidades, a cada dois anos, as três grandes entidades realizam seus Congressos. Na última semana, a FEPAL realizou o seu 35º Congresso, no Rio de Janeiro, com a participação de psicanalistas de toda a América Latina.
A SPPEL, como habitualmente ocorre, participou ativamente nas diversas etapas do processo de construção do Congresso e, por fim, com seus Membros coordenando mesas, apresentando trabalhos e acompanhando às atividades. Aproveitamos para parabenizar à Comissão Diretiva da FEPAL, capitaneada pela nossa colega Wania Cidade da Sociedade Brasileira de Psicanálise do Rio de Janeiro (SBPRJ) pelo belo e frutífero Congresso.
Em 2025 teremos 54° Congresso da IPA, em Lisboa, e o 30º Congresso Brasileiro de Psicanálise da FEBRAPSI, em Gramado, este com a SPPEL como anfitriã, conjuntamente com a Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre (SPPA), Sociedade Brasileira de Psicanálise de Porto Alegre (SBPdePA) e o Grupo de Estudos Psicanalítico de Santa Catarina (GEPSC).