SPPEL participa da escolha do tema do 30º Congresso Brasileiro de Psicanálise da FEBRAPSI

O Próximo Congresso Brasileiro de Psicanálise da Federação Brasileira de Psicanálise será realizado na Região Sul. A SPPEL será uma das sociedades anfitriãs desde grande evento que ocorrerá no segundo semestre de 2025. O processo de escolha do tema envolve todas as 20 federadas que compõem a FEBRAPSI. Inicialmente, os diretores científicos coordenam um debate interno em suas respectivas federadas. Os temas que surgem são encaminhados para a reunião do Conselho Científico da Federação, composto pelos diretores científicos de todas as federadas. Assim foi na SPPEL, em pleno final de janeiro, Eduardo Brod Méndez, Diretor Científico da SPPEL, convidou os colegas para sugerirem e debaterem as possibilidades que, no momento, mais despertam interesses e fazem sentido como temática para o Congresso.

Inicialmente, os membros da Sociedade Psicanalítica de Pelotas revisaram as obras de Freud que completariam seu centenário. Em termos gerais, a “sexualidade” predominou: central na psicanálise e em voga na cultura. Houve um consenso que - embora muitos autores tenham complementado, ampliado, trazido novas reflexões teóricas e técnicas sobre o tema – Freud, o pai da psicanálise, de certa maneira torna a discussão ampla e pluralista, oferece uma base para todos os autores que deram sequência ao desenvolvimento da psicanálise. Por fim, ressaltou-se que a organização do Congresso deve estar atenta a ampla participação de estudantes e interessados de diversas áreas do conhecimento sobre o tema. Cuidando-se para que o vértice psicanalítico não se dilua em abordagens centradas com viés ideológicos, ou com enfoques não psicanalíticos. No contexto, foi lembrado o artigo de André Green, um profundo estudioso da obra de Freud, que cutucou a comunidade psicanalítica internacional quando em 1995 escreveu o artigo “Sexualidade tem algo a ver com psicanálise?”.

Reforçando a relevância na contemporaneidade da revisão e estudo do tema, em especial para o uso clínico de psicanalistas e terapeutas orientados pelos conhecimentos psicanalíticos foi encaminhada a sugestão pelo nosso Diretor Científico no Conselho Científico da FEBRAPSI. Acompanhe no nosso site e redes sociais todos os desdobramentos sobre o 30º Congresso Brasileiro de Psicanálise da FEBRAPSI. Na próxima traremos detalhes sobre o tema escolhido.